-
Arquitetos: Laura Ortín; Laura Ortín
- Área: 122 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:David Frutos
-
Fabricantes: Acontraluz, Anaric, Keplan, Kerakoll, La Oca, Reyes Ordóñez
Descrição enviada pela equipe de projeto. A nova Sede do Lano Fruits, empresa de "corretores de laranjas" que atua em todo o mundo. O projeto conecta dois espaços limítrofes. Um deles costumava ser um depósito e o outro era onde trabalhavam, resultado de sucessivos remodelamentos desastrosos. Precisavam de conforto em espaços de uso coletivo, salas de relaxamento e uma atmosfera aconchegante.
Na restauração também foi feito o reforço estrutural com uma delicada operação com concreto. A reorganização dos dutos permite que se mantenha a altura original, e a abertura de uma claraboia proporciona grande quantidade de luz natural durante os horários de trabalho.
O projeto inicia na área de cafeteria, um saguão para os funcionários e visitantes esporádicos. A partir daqui, a maioria dos espaços privados são definidos por uma contínua linha de policarbonato escura, que envolve o espaço de "paisagem de escritório" sob a luz da abertura zenital.
Não existem espaços de trabalho totalmente individual, os clientes preferem espaços de reuniões e de trabalho coletivo, que são mais aconchegantes. No centro do projeto tem uma pé de laranja plantado no solo, um elemento vivo, um jardim mínimo que equilibra os ritmos de trabalho do escritório.
O piso é feito de uma triangulação de cores em PVC, que também cobre as partes de paredes "cegas" do escritório para esconder as portas do banheiro e do depósito de materiais de limpeza.
A iluminação principal é destacada do forro com luminárias circulares de uma luz amena. Na sala de reuniões estão luminárias de parede de braço longo, numa experimentação em criar um ambiente mais doméstico e relaxado.
O mobiliário é confortável, resistente e barato. A mesa preta da sala de reuniões e as cadeiras de madeira proporcionam conforto e simplicidade. A poltrona de entrada em verde pistache e outras duas com detalhes amarelos trazem um ponto de cor para o espaço.
Este projeto consegue obter uma atmosfera confortável e com mais vida, criando espaços de trabalho funcionais.